domingo, 3 de junho de 2012

Sugestão para Utilização de Vídeo em Sala de Aula: Filme Vida de Inseto



Plano de Aula

Filme: Vida de Inseto/ A Bug's Life (1998)
Aluna: Débora Gomes
Público: 8 anos 3º ano

Competências:
  • Conhecer as diferentes espécies de insetos e suas características;
  • Observar a vida dos insetos chamados sociais e comparar a organização dos grupos, seu modo de ser, viver e trabalhar com a rotina dos seres humanos.
Conteúdos:

Ciências Naturais – Seres Vivos/Insetos
Língua Portuguesa - Produção textual

Seqüência didática:

Em roda apresentar o filme e sua temática, combinando que após o filme serão analisadas as ideias lá existentes.

Trata-se da história de Flick uma formiga cheia de ideias, que precisa contratar insetos guerreiros para defender sua colônia de Hopper e sua gangue de gafanhotos. Mas quando descobre que o exército de insetos que contratara era na verdade um fracassado grupo de atores de circo já era tarde demais para recorrer a outros guerreiros, precisando, desta forma, arranjar-se com eles mesmos.



Intervenção 1:

A história apresenta além das formigas uma variedade de insetos.  Apresentar algumas imagens de insetos para turma e dentre eles os que são focados no filme a fim de promover a identificação destes, culminando a identificação com a construção de um mural, com as imagens e seus respectivos nomes. 

Intervenção 2:

Hoje vamos assistir ao filme Vida de Inseto. Prestem bastante atenção, pois ao final do filme, realizaremos uma atividade sobre as ideias nele presentes.

Intervenção 3: Após o filme, trabalhar os seguintes pontos junto aos educandos:

  • Quais insetos já identificados se encontram no filme? Existe alguma diferença entre a forma de vida dos insetos do circo e das formigas? 
  • Trabalhar os aspectos da natureza e da sociedade, relacionando a rotina dos seres humanos à vida das formigas que são chamadas de insetos sociais. 
  • Ampliar o horizonte do conhecimento dos insetos conhecidos como sociais para além do trazido no filme, usando as abelhas, os cupins, vespas como exemplo. 
  • Relacionar a organização social presente na natureza, estimulando, desta forma, a compreensão das funções, normas e responsabilidades que regem a vivência social.

Intervenção 4: Propor  a elaboração de um livreto trazendo ilustração das principais características dos insetos sociais seguido de suas descrições.


Avaliação:
  • Construção de um painel com imagens e nomes de diferentes insetos.
  • Elaboração de um livreto trazendo ilustração das principais características dos insetos sociais seguido de suas descrições.
Recursos:

TV, Aparelho de DVD, cartolinas e lápis de cor

Referências:

Vida de Inseto. Direção de John Lasseter e Andrew Stanton. Estados Unidos 1998

Nenhum comentário:

Postar um comentário